2 - Dicas sobre o ambiente

Saiba o que fazer: 

 

Nesta seção daremos algumas dicas simples, porém valiosas para aqueles que possuem ou desejam adquirir um animal de estimação.

 

Ambiente seguro

Situações inseguras podem ocorrer ao redor do seu animal de estimação, mesmo com animais que estão confinados dentro de casa ou apartamento. 

Seja em  casa ou em uma caminhada externa, o   proprietário responsável deve sempre ter o controle de seu animal de estimação e do ambiente. Ferimentos ou até  a morte podem ser prevenidas se seu animal de estimação for devidamente controlado. Deixar o animal vagar sem restrição pode trazer ferimentos graves como um atropelamento ou o ataque de outro animal, bem como uma casa mais segura e adaptada podem evitar várias situações perigosas.

Temperatura

Os animais têm mais problemas em ambientes quentes do que frios. Os animais de estimação podem sofrer calor, prostração e até morrer em um período curto de tempo em condições severas, por essa razão, uma boa ventilação é vital.

Os animais regulam a temperatura do corpo ofegando, o que é ineficiente em ambiente de calor extremo, ventilação pobre ou quando a desidratação provoca falta de umidade na língua.

Se for  absolutamente necessário deixar seu animal de estimação dentro do  carro, mesmo por um curto período de tempo, mantenha as Janelas parcialmente abertas. No verão, a temperatura no interior de um  carro pode subir rapidamente para mais de 65°, e a temperatura  corporal do seu animal pode aumentar para  43° ou mais, causando danos cerebrais irreversíveis ou mata-lo em poucos minutos.

Exercício

Seu animai de estimação precisa de espaço para se deslocar com segurança  e para fazer exercícios. Forneça uma área adequada  para ele.

Evite o exercício vigoroso após as refeições. O exercício vigoroso após as refeições pode levar a uma condição de risco de vida chamada congestão,  que afeta todas as raças de cachorros, principalmente os de grande porte.

Quarto, abrigo e roupa de cama devem estar sempre  limpos. Muito espaço para exercitar, alguns brinquedos e roupa de cama limpa e confortável são algumas coisas simples que podem adicionar anos à vida do seu animal de estimação.

Confinamento

O confinamento criado por uma corrente amarrada a um poste ou a um cabo pode resultar em morte por sufocamento se a corrente torna-se muito apertada em torno do poste ou ao redor do pescoço do seu animal de estimação.

Identificação adequada

Lembre-se de colocar uma identificação no seu animal; As pessoas normalmente devolverão seu animal de estimação se conseguirem  te localizar, por essa razão, manter o número de contato na identificação é essencial .

Além disso, se o seu animal está ferido e for  transportado para um veterinário por outra pessoa, o médico poderá  contatá-lo para tomar decisões médicas ou mesmo para devolvê-lo.

Etiquetas de identificação adequadas irão ajudá-lo a recuperar seu animal de estimação se ele desaparecer.

Cabos e fios elétricos

Os cabos elétricos devem ser inacessíveis para animais de estimação, especialmente filhotes, que tendem a mastigar tudo o que encontram pela frente.  Uma mordida, mesmo através do isolamento, pode resultar em uma eletrocussão e leva-lo à morte.

Os cabos e fios elétricos são uma tentação irresistível (mas perigosa) para um gatinho brincalhão ou cachorro. Certifique-se de que todos os cabos e fios estão inacessíveis!

Asfixia

Muitos itens domésticos comuns podem causar o engasgamento de seu animal de estimação:

  • Corda
  • Agulhas e linhas
  • Meia
  • Lixo
  • Bolas
  • Fios
  • Ossos
  • Brinquedos pequenos

Esses itens devem ser mantidos longe de animais de estimação, pois a ingestão pode causar além do engasgamento, lesões no esôfago, estômago ou intestino delgado. Certifique-se de que os pequenos itens sejam  mantidos em um lugar onde seus animais de estimação não possam alcançar!

Em caso de acidente, saiba como proceder em nossa seção de asfixia.

Envenenamento

As intoxicações acidentais podem ser trágicas e por mais estranho que possa parecer,  são comuns. Por isso proteja seu animal contra:

  • Jardins : cuidado com inseticidas e fertilizantes .
  • Plantas venenosas: muitas plantas em suas formas vivas ou secas são tóxicas. Mesmo alimentos como cebolas secas podem causar problemas em animais de estimação. Antes de comprar uma planta se informe com seu veterinário ou com a floricultura se não haverá possíveis problemas de intoxicação caso seu animal de estimação coma a planta.
  • Moedas: algumas contêm zinco ou cobre , que podem causar vômitos, anemia e até mesmo morte se ingerido.
  • Chocolate: Uma pequena quantidade de aproximadamente 28 gramas de chocolate não açucarado pode envenenar um cachorro pequeno. O chocolate com leite não é tão tóxico, e se ingerido em quantidades razoáveis ​​não existe motivo para alarme. Muitos cães, no entanto, ingerem quantidades não razoáveis ​​e podem ser envenenados. Veja nossa calculadora de chocolate.
  • Anticongelante: Possuem um gosto doce para cães e gatos, e estes podem lamber o chão. Uma pequena quantidade como uma colher de chá (facilmente disponível a partir de um aquecedor de radiador) pode levar a danos irreversíveis nos rins e a morte em um cão ou gato pequeno.
  • Medicamentos: alguns medicamentos que são seguros para nós não são seguros para animais de estimação: Tylenol (Acetaminofeno) é veneno mortal para gatos; Cafeína pode causar convulsões em cães e gatos; Solarcaine pode causar anemia em gatos; Advil (ibuprofeno) pode causar dano renal ou úlceras gástricas em cães.

Pergunte a um profissional antes de administrar drogas de qualquer tipo ao seu animal de estimação.

Em caso de acidente, consulte nossa seção sobre envenenamento.