Asfixia
Asfixia é a interferência da respiração causada por material estranho, ou compressão da traqueia.
Se o animal de estimação está inconsciente, abra sua boca e execute uma varredura dos dedos, colocando o dedo no interior da boca, deslizando-a para o centro da garganta sobre a base da língua, suavemente "varrendo" em direção ao centro para remover qualquer material estranho.
Aviso: Cuidado com o hióide (pomo de adão), um estrutura no fundo da garganta que pode ser sentida como um osso liso. Não tente retirá-lo!
Comece a Resgatar Respiração
A respiração de resgate é descrita no artigo do RCP. Se o ar não estiver entrando nos pulmões, você deve executar a manobra de Heimlich (conforme figura abaixo), colocando o animal de estimação de costas e em seguida colocando as mãos sobre o abdômen perto do final da caixa torácica, e gentilmente, mas firmemente, empurrando em direção à coluna vertebral. Execute novamente uma varredura do dedo e comece a resgatar a respiração.
Repita até que o corpo estranho seja eliminado e os pulmões possam ser inflados. Transporte o animal para o veterinário.
Se o animal de estimação estiver consciente mantenha a calma e tente manter o animal de estimação calmo. Se o animal de estimação estiver superaquecido, envolva-o em uma toalha molhada, e transporte-o para o veterinário..
Frequentemente os donos de animais confundem tosse com asfixia. Ambos fazem o animal de estimação exalar. Na asfixia, no entanto, o animal de estimação tem dificuldade em inalar. Ao tossir, o animal de estimação pode inalar quase que normalmente. Tenha cuidado para distinguir os dois: tentar dar primeiros socorros a um animal de estimação que está apenas tossindo pode feri-lo.