Instruções de emergência para envenenamento
Seu cão ou gato acabou de comer algo venenoso? Ligue para o seu veterinário ou para um Centro Toxicológico para obter ajuda imediatamente! Quanto mais cedo um cão ou gato é diagnosticado, mais fácil e mais seguro é para o seu animal de estimação receber tratamento!
O que fazer se o seu cão ou gato estiver envenenado:
- Retire seu animal de estimação da área.
- Verifique se o seu animal de estimação está seguro: respirando e agindo normalmente.
- Não dê antídotos em casa.
- Não induza o vômito sem consultar um veterinário ou uma linha de apoio a animais envenenados.
- Ligue para a o seu Veterinário ou para um Centro Toxicológico.
- Se a atenção veterinária for necessária, leve seu animal a clínica veterinária de emergência imediatamente.
Ao ligar para o seu veterinário ou para um centro de controle de intoxicação, esteja preparado para responder as seguintes perguntas:
- Que produto causou o envenenamento e quanto foi ingerido?
- Quando ocorreu o envenenamento?
- Quais sintomas ele exibe?
- Você pode recuperar um recipiente ou etiqueta da substância venenosa para determinar o ingrediente ativo? Siga as instruções do veterinário ou do centro de controle de intoxicação.
- Se você NÃO PUDER entrar em contato com um veterinário ou com um centro de controle de intoxicação, você pode induzir o vômito observando antes as seguintes exceções:
ATENÇÃO: Não provoque o vômito se:
- O animal está inconsciente, semiconsciente ou convulsivo,
- Há evidências de que o veneno era: um ácido forte, um álcalis, produtos derivados de petróleo, produtos de limpeza ou se a substância foi ingerida há mais de 3 horas atrás.
Se o seu animal de estimação ingeriu uma dessas substâncias, ou o veneno foi ingerido há mais de 3 horas atrás, é imperativo que você, de alguma forma, o leve a uma instalação veterinária para tratamento, pois, dependendo do veneno, se não tratado à tempo pode levá-lo à óbito.
Para provocar o vômito:
- Diluir solução de peróxido de hidrogênio: Dando solução de peróxido de hidrogênio diluído (3 por cento) é o método mais comumente praticado por induzir vômitos em cães. Cerca de 3 ml da solução pode ser administrada por 20 kg de peso do animal. É óbvio que o cão vai estar recusando em beber a solução de peróxido de hidrogênio. Assim, para garantir a alimentação fácil da solução, é possível fazer uso de uma seringa (sem agulha) e esguichar para dentro da boca do cão. Se o cão não começou a vomitar, mesmo depois de 10-15 minutos, você pode dar mais uma dose de solução diluída de peróxido de hidrogênio. Não dê para gatos, pois o peróxido de hidrogênio não funciona bem para induzir o vômito (apenas causa massiva formação de espuma e saliva), e medicamentos veterinários mais fortes são necessários para que seu gato vomite o veneno que ingeriu.
- Xarope de ipeca: Se você tem ipeca ou conseguiu comprá-la, você pode dar duas colheres de chá de xarope por 20 quilos de peso do cão. Normalmente, o cão começa vómitos após cerca de 10-15 minutos. Se tal não for o caso, você pode dar outra dose, mantendo a mesma quantidade. Aguarde por mais 10 minutos. No caso, o cão não iniciar vómitos mesmo depois da administração da segunda dose, é aconselhável consultar o veterinário.
- Sal comum: Alimentação de sal comum é uma outra maneira fácil para induzir o vômito em cães. Você pode colocar cerca de ½ – 1 colher de chá de sal na língua dele. É mais eficaz, se o cão engolir o sal. Se você conseguir fazer isso, o sabor vai automaticamente induzir o vômito em seu cão de estimação.
Vômito induzido no momento certo é útil na remoção com sucesso de cerca de 40-50 por cento da substância tóxica. Assim, mesmo se o cão vomitou depois de engolir materiais tóxicos, ele deve ser levado à atenção do médico veterinário o mais rápido possível. O veterinário pode prescrever carvão ativado ou realizar lavagem gástrica para a remoção de toxinas restantes do corpo.
Ao transportar seu animal de estimação para uma instalação veterinária, procure pelo veneno para levar junto.
Transporte o animal de estimação imediatamente: não espere até vomitar (se você induziu o vômito). Limpar o seu carro é um pequeno preço a pagar por um resultado bem sucedido em um caso de envenenamento grave.
Se tiver dúvidas sobre se uma substância é venenosa, contate um veterinário ou um *Centro de Controle de Intoxicação.
Dicas:
- Para retardar a ação da substância tóxica e ganhar tempo até levar o animal ao veterinário é recomendado o uso do carvão ativado em cápsulas. Esse produto é facilmente encontrado em farmácias e age como uma substância absorvente. Quando ingerido ele liga-se ao veneno no estômago e impede a sua absorção e ação. Ele deve ser ministrado imediatamente ou no máximo até 30 minutos após o envenenamento. Passado esse tempo o uso do carvão é ineficiente devido à absorção pela corrente sanguínea da substância
- Outra forma de retardar o efeito do veneno é o uso de uma colher de mel, que funcionará como protetor gástrico. Deve-se lembrar que tanto o mel quanto a cápsula de carvão devem ser ministrados com o animal totalmente consciente, para que não haja o risco de afogamento ou falsa via.
Tenha em mente que o prognóstico é sempre melhor quando uma toxicidade é relatada imediatamente, então não espere para ver se o seu animal se torna sintomático antes de pedir ajuda. É sempre menos dispendioso e mais seguro para o seu animal de estimação que você ligue imediatamente. Lembre-se de que há uma janela estreita de tempo em quese pode descontaminar (provocar vômito ou bombear o estômago) no caso de envenenamento!
O CETOX é o Centro de Assistência Toxicológica que orienta tanto pessoas físicas quanto profissionais. Embora ele atenda exclusivamente humanos, seus profissionais podem ajudar a orientá-lo em caso de intoxicação com seu animal de estimação. Lembre-se, só utilize os seus serviços caso seja extremamente necessário. Trotes ou ligações desnecessárias, além de constituir crime, pode prejudicar o atendimento de quem realmente necessita. Clique aqui e encontre um CETOX mais próximo à você.