Transporte de animal ferido

Saiba o que fazer: 

 

Como mover o animal ferido

O fornecedor de primeiros socorros não só deve identificar e tratar ferimentos ou doenças, mas também deve saber transportar, seguramente, o paciente para a instalação veterinária para tratamento.

A técnica é inadequada quando:

O transporte de um paciente pode resultar em mais lesões ou complicações. Embora um livro sobre o assunto não possa preparar completamente o leitor para todos os exemplos específicos, pode no entanto,  fornecer algumas  recomendações gerais:

- Manuseie o animal de estimação tão pouco quanto possível.

- Tente deixar o animal de estimação confortável encorajando-o a deitar-se e assim ficar.

Cachorros menores e os gatos podem ser mais facilmente  transportados em uma caixa de papelão com tampa.

Manuseie o animal de estimação com cuidado. O manuseio brusco pode causar sangramento interno adicional, gerando mais danos nos tecidos moles em torno de uma fratura e muitas outras complicações.

Deixar o animal de estimação de lado. Se o animal de estimação parece ressentir-se ou ter mais dificuldade em respirar de lado, ele pode ter  uma lesão no tórax ou nos pulmões. Neste caso, é melhor deixa-lo em uma  posição confortável.

Minimizar o Movimento

Em muitos casos, é melhor amarrar o animal de estimação em uma superfície. Isso é imperativo ao manusear o paciente inconsciente ou o paciente com suspeita de lesão nas costas e nunca coloque pressão sobre o estômago.

Isto é mais importante para o animal de estimação que está tendo dificuldade em respirar, vem vomitando ou tem dor no abdômen.

Use um painel se o animal parece paralisado ou incapaz de se levantar. Se houver suspeita de uma lesão na coluna o animal de estimação deve ser firmemente imobilizado para evitar danos adicionais aos nervos. Obtenha um suporte firme e plano (um tábua de engomar, um pedaço de madeira compensada, uma caixa de papelão colapsada, uma folha de mesa – improvise), segure a pele sobre a parte de trás do pescoço e das costas e gentilmente deslize o animal de estimação para o suporte. Tente manter as costas e o pescoço retos.  Amarre o animal de estimação no suporte.

Posicione a cabeça se o animal de estimação estiver inconsciente em alinhamento normal com o corpo. Não se deve flexiona-la para baixo nem a estender  excessivamente para cima. Flexão ou a extensão pode acarretar diminuição da drenagem sanguínea do cérebro e causar sérios danos.

Se o animal de estimação tiver vomitado ou parecer querer vomitar, coloque a cabeça abaixo do nível . Isso permitirá que os vômitos que saem da boca não voltem na traqueia e  pulmões. Esteja ciente de que os animais de estimação com lesões graves na cabeça provavelmente vomitarão, mesmo que eles estejam  inconscientes.

Cubra o paciente com um cobertor

Cobrir um animal de estimação ferido tem um efeito calmante. Mais importante, previne a perda de calor.

O cobertor também pode ser usado como um dispositivo de transporte se não houver nenhum sinal de lesão nas costas. Nesse caso, o animal pode ser levado suavemente com o cobertor. Deslize gentilmente o animal de estimação para o centro do cobertor. Una as bordas do cobertor para obter uma melhor aderência. Levante suavemente o cobertor e o animal de estimação e leve ao veículo de transporte. Este  geralmente é um procedimento feito por  duas pessoas.

As situações de emergência exigem um transporte rápido e seguro do animal de estimação doente ou ferido. Se feito corretamente, isso dará ao seu animal de estimação uma melhor chance de recuperação. Se atrasado ou feito descuidadamente, o resultado pode ser menos favorável. Tal como acontece com a maioria dos princípios de primeiros socorros, planejamento prévio e  consciência de técnicas adequadas evitarão  muitos problemas.

Primeiros socorros: uma nota final

A maioria dos hospitais veterinários não estão abertos 24 horas por dia. Alguns podem fornecer serviços de emergência outros não. Por essa razão, tenha sempre com você o telefone dos serviços emergenciais e os horários de atendimentos, assim, em momentos de crise, você evitará perder um tempo que pode custar a vida do seu animal de estimação. Entre em nossa busca para encontrar um hospital, veterinário ou Clínica 24 horas.