Hipertermia

Saiba o que fazer: 

 

A elevação da temperatura corporal acima do normal.  Às vezes é indicativo de febre, mas também pode estar associada a condições severas, exposição ao sol, ambientes muito quentes, além de reações do próprio organismo em decorrência de alguma doença.

Sempre que a temperatura corporal  for superior a 41 graus, existe uma verdadeira emergência.

O que fazer:

  • Remova o animal de estimação do ambiente onde a hipertermia ocorreu.
  • Mova o animal de estimação para a sombra o mais rápido possível.
  • Se possível, determine a temperatura retal e registre.
  • Comece a arrefecer o corpo molhando com água fresca (não fria) no tronco e nas pernas.
  • Passe  álcool na pele do estômago e deixe um ventilador ligado para permitir a evaporação.
  • Transporte para uma instalação veterinária.

 

O que não fazer:

  • Não use água fria ou gelo para resfriamento.
  • Não sobrecarregue o animal de estimação.
  • Não tente forçar a água por via oral.
  • Não deixe o animal de estimação sem vigilância por qualquer período de tempo.

 

No verão, além da febre, a causa mais frequente de hipertermia é o calor, prostração ou golpe de calor. A maioria desses casos pode ser evitado.

Existem algumas raças que são mais susceptíveis a ter hipertermia. Converse  com seu veterinário para que ele possa lhe orientar se seu animal pertence a alguma delas.

O sinal mais comum de prostração de calor é se seu animal está muito ofegante. Normalmente O animal está deitado de lado, incapaz de suportar, embora alguns possam estar inquietos e agitados.

Pode haver uma saliva espessa na boca, ou espuma que vem da boca ou do nariz. Muitas vezes, o animal de estimação parece estar  rígido, estendendo sua cabeça, pescoço e membros.  O animal de estimação também  pode mostrar sinais de choque.

O resfriamento rápido do animal de estimação é extremamente importante. Enquanto o gelo ou a água fria possam  parecer a opção mais lógica, seu uso não é recomendado, pois pode atrasar o arrefecimento das estruturas mais íntimas do corpo, uma vez que o gelo ou a água fria farão com que os vasos sanguíneos superficiais se encolham, formando uma camada isolante de tecido para manter o calor dentro. A água da torneira é mais adequada para o resfriamento.

Hipertermia é grave e afeta quase todos os sistemas do corpo. Simplesmente reduzir a temperatura corporal não consegue abordar os eventos potencialmente catastróficos que muitas vezes acompanham esse distúrbio. Um animal de estimação que sofre de hipertermia deve ser levado ao Veterinário o mais rápido possível.