Diarreia e Vômito
A diarreia é a evacuação frequente de fezes aquosas. O vômito é a expulsão vigorosa de conteúdo estomacal através da boca.
O que fazer:
- Remova todos os alimentos e água.
- Verifique se há sinais de desidratação.
- Se a diarreia e/ou os vômitos continuarem se agravando, procure um veterinário.
Atenção: A diarreia e os vômitos podem rapidamente levar a graves perdas de fluidos e desequilíbrio de eletrólitos, especialmente nos mais jovens e nos mais velhos.
- Se nenhum vômito ocorrer por 6 ou 8 horas, comece a dar pequenas quantidades de líquidos (Água, Gatorade ou outra solução de eletrólito) com frequência. Uma regra é dar 1 colher de chá por quilo de peso corporal a cada 2 ou 3 horas durante o dia e a noite.
- Isolar o animal de estimação doente de outros animais de estimação.
O que não fazer:
- Não medicar seu animal de estimação sem falar com seu veterinário.
- Não permita que o animal de estimação coma ou beba nada até não ter havido vômito por 6 a 8 horas.
Os vômitos e a diarreia estão associados a uma série de problemas a que se refere coletivamente como gastroenterite. Alguns casos são bastante graves (por exemplo, envenenamento) e alguns não (por exemplo, indisposição alimentar). Se a febre estiver presente, a infecção pode ser uma causa. A maioria das infecções que causam diarreia e vômitos são contagiosas, por isso é sensato assumir que outros animais de estimação podem ser vulneráveis se estiverem expostos, sendo assim, isole o animal doente até ter um diagnóstico preciso do seu veterinário.
Se o seu animal de estimação não se sentir bem e tiver vômitos e/ou diarreia, ele deve ver um veterinário.